Em 2023 estamos comemorando 50 anos do Jornal da Manhã de Ijuí! 50 anos de jornalismo não é pouca coisa! Merece ser comemorado!

Manter-se vivo e atual em uma era da tecnologia e da linguagem virtual, é uma tarefa e tanto para quem trabalha com a comunicação por meio do material físico e impresso. Por isso, ressaltamos a importância do Jornal da Manhã que exerce o jornalismo e cumpre sua função social de difundir os fatos com excelência, o que merece ser celebrado, com certeza.

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) tem o privilégio em acolher, preservar, salvaguardar a história do Jornal na Manhã (JM) e, este, por sua vez, possibilita que o Museu tenha um lugar para divulgar acontecimentos de preservação da memória da história da nossa comunidade na coluna semanal “Nossa história, nossa memória” e, também, possibilita a divulgação das ações e processos do Museu Antropológico Diretor Pestana, mantendo as pessoas informadas sobre o que acontece por aqui.

Os artigos são compostos a partir de pesquisas realizadas no Madp, objetivando compartilhar com a comunidade aquilo que se preserva e as atividades que ocorrem no espaço museológico. Também são ressaltadas diversas autorias, em forma de parceria, que auxiliaram na composição desse material, mostrando que o Museu é um espaço de todos, tanto para pesquisar e gerar novas pesquisas, além da visualização da importância do Museu para a cidade e para cada cidadão, possibilitando a difusão de culturas na sua diversidade e singularidade.

Em homenagem à toda equipe do Jornal da Manhã, pela história que vem sendo construída, a equipe do Madp materializou a memória como uma publicação enfatizando o quanto este meio de comunicação auxilia na construção de um trabalho museológico, possibilitando a pesquisa e difusão como processos que legitimam a importância da cultura, educação e sociedade.

Reconhecer a relevância do Jornal da Manhã, também é reconhecer que este veículo não se limita apenas como um meio de informação cotidiana, mas também como um artefato cultural que faz parte da memória coletiva.

Preservar essa memória registrada também é preservar importantes fontes de informações e socialização de fatos e acontecimentos relevantes para a sociedade. Os jornais capturam eventos que refletem o contexto social, político e cultural de uma determinada época e que quando preservados ajudam a testemunhar a história.

Boa leitura!

 

Clique aqui para baixar: Jornal da Manhã Livro