A exposição foi aberta nesta segunda-feira, 10, e prossegue até o dia 16 de dezembro, reunindo documentos, fotos, réplicas de trem, acessórios de indumentaria e outros materiais.

Para comemorar o centenário de funcionamento da Viação Férrea em Ijuí foi aberta na segunda-feira, 10, a exposição “Memória Ferroviária de Ijuí – 1911-2011”, na sala de exposições temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana. A mostra prossegue até o dia 16 de dezembro.

A exposição conta com materiais próprios e cedidos por museus, arquivos, trabalhadores ferroviários e comunidade local. Duas locomotivas em pistas distintas chamam a atenção principalmente das crianças que visitam o Museu.

A diretora do MADP, Stela Zambiasi de Olivera, destacou a importância da viação férrea para o desenvolvimento do município. “O objetivo principal do museu é resgatar e preservar a história seja ela de uma pessoa, de uma comunidade, de uma cidade, de toda a humanidade. E o privilegio de estar em ijuí, nos coloca de maneira diferente no cenário museológico, porque o nosso povo, a formação de nossa comunidade é um conglomerado de história de muitos povos. Dentro deste mosaico cultural, destacamos hoje, o que ontem foi o grande responsável pelo progresso de Ijuí e o desenvolvimento cultural de seu povo, que foi a viação Férrea.Preservar seus feitos e seus valores é de suma importância para a memória cultural de nosso povo, pois a rede ferroviária proporcionou o reencontro de muitas famílias, conduziu tropas para a defesa de nossa pátria, expandiu divisas com a distribuição da matéria prima produzida por nossos cidadãos”.

O professor Martinho Kelm, reitor da UNIJUÍ lembrou o comprometimento da instituição com o desenvolvimento regional, destacando a importância e colocando a Universidade à disposição para iniciar o processo de transformação de um dos armazéns da antiga viação férrea em um local destinado à cultura no municpio. Já que nesta semana houve a confirmação da cedência do prédio da América Latina Logística ao município de Ijuí.

Pedro Darci de Oliveira fechou o evento com uma música de sua autoria falando da emoção do apito do trem. Com seus versos todos ficaram emocionados, principalmente os ex-ferroviários que estavam na abertura da exposição

No decorrer da Exposição serão realizadas diversas atividades educativo-culturais, encontros e debates, a fim de aprofundar a temática. O Projeto visa ainda promover junto à comunidade local reflexões sobre patrimônio, memória e identidade, tendo como referencial a história da Viação Férrea em Ijuí.

As exposições realizadas no MADP são planejadas e organizadas pensando em adultos e crianças, criando alternativas com intuito de ensinar, educar e mostrar a importância da cultura local e regional.