Conhecendo as demandas do Museu e sabendo a importância de efetuar parcerias, no mês de Janeiro o MADP, pelo segundo ano, recebe alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com o intuito de desenvolver seus estágios, tanto voluntários quanto obrigatórios, assim como suas pesquisas para compor os Trabalhos de Conclusão de Curso.

Neste ano realizam estágio no MADP as alunas Adriana Silveira Cardoso e Miriam Silveira Campos, acadêmicas dos cursos de Bacharelado em Museologia e Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, respectivamente. As atividades desenvolvidas vão ao encontro das necessidades do Museu, assim como do conhecimento teórico e prático das mesmas, o que torna a experiência importante para todos os envolvidos.

Durante o período esta sendo desenvolvido pela aluna do Curso de Museologia, juntamente com a Museóloga do Museu, o Levantamento, Higienização e Acondicionamento dos acervos salvaguardados em Reserva Técnica, assim como as pesquisas direcionadas a seu Trabalho de Conclusão de Curso orientado pelo Professor Diego Lemos Ribeiro (Curso de Bacharelado em Museologia – UFPel).

Já a aluna do Curso de Conservação e Restauro tem efetuado o Estudo e Reconhecimento dos possíveis agentes biológicos presentes nos acervos da instituição, tal estudo resultará em um Diagnóstico que direcionará as atividades referentes à conservação dos acervos do Museu, atividade esta orientada pelo Professor Jaime Mujica (Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis – UFPel) e supervisionada pela Museóloga Luciana Silveira Cardoso.