O Museu juntamente com a Associação de Amigos do MADP, executou o Projeto “Adaptação do Espaço da Exposição de Longa Duração do Museu Antropológico Diretor Pestana com Vistas à Universalização do Acesso”, selecionado pelo Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro – 2017/2018, no valor de R$ 250.000,00 e, na tarde desta quarta-feira (03/04) foi realizada oficialmente a entrega a comunidades das melhorias realizadas pelo projeto com recursos da CAIXA.

O Projeto possibilitou a adaptação e qualificação da Exposição de Longa Duração do Museu Antropológico Diretor Pestana e seus acessos, com ações voltadas à acessibilidade cognitiva, sensorial e motora, garantindo o acolhimento de todos os públicos, promovendo assim maior segurança, dinamismo e interação para os visitantes nos espaços expositivos.

Com a execução do Projeto CAIXA foram possíveis a ampliação e o acesso aos bens culturais, tanto materiais quanto imateriais, preservados sob guarda do Museu.

Para encerrar a tarde, os convidados foram recepcionados com um coquetel patrocinado pela Comercial Zaffari de Ijuí.

Sobre o Projeto:

O Projeto que teve início em maio de 2017 foi concluído em 31 de dezembro de 2018. A execução foi realizada em 3 etapas, sendo que a primeira priorizou a construção de banheiros externos, a segunda etapa visou a adequações e reformas dos espaços internos e externos da Exposição de Longa Duração, com vistas à segurança e acessibilidade, através da construção de rampas, corrimões, guarda-corpo e adaptação do espaço Ijuí Hoje. A última etapa buscando a democratização de acesso à informação, foi concluída com a aquisição de aparelho projetor ultra portátil, tela de projeção, computador, cadeira de rodas, monitores touch, além da contratação de empresa para a produção de material audiovisual para exibição nos monitores. Os monitores touch irão proporcionar a acessibilidade para pessoas que não enxergam, ouvindo a transcrição do arquivo e pessoas que não ouvem poderem selecionar o que irão ler e assistir. Os textos têm a opção de narração e legenda tanto em português, como inglês e espanhol.