A exposição “Crenças e superstições no imaginário sul-rio-grandense” faz parte do Projeto Raízes Gaúchas desenvolvido desde 2008, tem por objetivo valorizar e divulgar a cultura imaterial do Rio Grande do Sul manifestada através de crenças e superstições, debatendo a sua importância na formação da identidade do povo sul-rio-grandense.

            Por um longo período da história da humanidade acreditava-se que doenças e, acontecimentos bons e ruins eram efeitos causados por poderes mágicos naturais advindos da natureza, pessoas, plantas, animais e objetos ou de forças sobrenaturais. Acreditava-se também que a neutralização destas forças se dava pelo uso de amuletos, benzimentos e simpatias ou até mesmo pela adoção de práticas no dia-a-dia que visavam atrair forças do bem ou evitar forças do mal. Mesmo com o avanço das ciências e da medicina os povos de todas as partes do mundo mantiveram grande parte destas crenças. No Rio Grande do Sul, dada a grande diversidade étnica há uma infinidade de crenças presente no imaginário popular oriundas das mais diversas partes do planeta que aqui foram se mesclando e adquirindo conceitos próprios.

Paralelo a exposição serão desenvolvidas atividades complementares:

– Oficinas de Contação de Lendas e Oficina de Confecção de Brinquedos para os anos iniciais do ensino fundamental;

– Oficina de Revista em Quadrinhos para os anos finais do ensino fundamental.

 A exposição poderá ser visitada no período de 13 de agosto a 28 de dezembro de 2018, na Sala de Exposições Temporárias do MADP.

Horários de visitação no Museu: de segunda a quinta-feira, nos turnos manhã e tarde, das 8h às 11h30min/13h30min às 17h e na sexta-feira apenas no turno da manhã das 8h às 11h30min.

Horários diferenciados mediante agendamento

Mais Informações e agendamentos de grupos:

Telefone: (55) 3332-0257 / E-mail: madp@unijui.edu.br