O Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com a Assessoria de Assuntos Indígenas da FIDENE, 36ª CRE, SMED de Ijuí, APMI Sindicato, Sinpro/Noroeste, Sinteep e Cpers Sindicato, promovem a exposição “Os Índios e a Cidade” que será realizada no período de 10 de abril a 11 de maio 2012, na Sala de Exposições Temporárias do MADP. A Exposição é patrocinada por Edegar Cavalheiro Foto Studio.

A exposição será composta por fotografias e artesanato dos povos indígenas do RS. São objetivos da exposição:

– Reconhecer o Brasil como um país pluriétnico e pluricultural e conseqüentemente, a diversidade étnica como parte da identidade coletiva e individual.

– Discutir o índio dentro do contexto da sociedade brasileira, sem, contudo, deixar de reconhecer e valorizar a identidade étnica específica de cada uma das sociedades indígenas, em particular, os grupos do Rio Grande do Sul.

– Identificar a presença indígena na formação sócio-espacial-cultural urbana do Rio Grande do Sul, – reconhecer os costumes de itinerância  dos povos indígenas e a necessidade dos mesmos buscarem condições de sustentabilidade fora dos territórios de ocupação permanente (reservas indígenas).

– Fornecer aos visitantes subsídios e informações sobre os povos indígenas do Brasil e especialmente do Rio Grande do Sul, com o intuito de ampliar a compreensão destas sociedades e construir uma visão crítica sobre o tema.

Durante a exposição haverá projeção de documentários.

Horário para visitas: De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h30min às 17h

Visitas em horários diferenciados mediante agendamento

Valor do ingresso:

Grupo: R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por pessoa

Individual: Estudante R$ 2,00 (dois reais), Não estudante R$ 4,00 (quatro reais)