Através do Prêmio Darcy Ribeiro 2019, MADP realiza oficinas nas escolas da rede municipal - 26/11/2021
No último mês, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) esteve em diversas escolas da rede municipal de Ijuí. Realizando oficinas de jogos culturais com algumas turmas dos Anos Finais, a Instituição pode compartilhar brincadeiras de diferentes povos identitários com os estudantes.
As oficinas fazem parte do plano de trabalho do 7° Prêmio Darcy Ribeiro, no qual o Museu foi contemplado com o projeto "Exposição Pandorgueando – Brinquedos, jogos e brincadeiras de geração a geração", que tem como objetivo proporcionar à comunidade estudantil o conhecimento e a identificação de jogos de diferentes culturas. Apresentando para os adolescentes os jogos da Mancala e Onça, de origem africana e indígena respectivamente; trazendo atividades diferentes e usuais às práticas normais de brincadeiras, foi possível disseminar os jogos levados pela Instituição até os alunos.
Realizando 47 oficinas no mês de setembro, a equipe do Madp percorreu 13 escolas da rede municipal de Ijuí, envolveu turmas do 4° ao 6° Ano do Ensino Fundamental, atendendo 716 alunos e professores durante as atividades.
Mantendo a questão da pandemia em pauta, o Madp resolveu ir até as escolas ofertar as oficinas, em contrapartida a uma proposta que já estava estruturada, mas que seria realizada nas dependências da Instituição. Os materiais disponibilizados foram todos confeccionados pensando na possibilidade de higienização após o uso. Placas de PVC expandidos foram os tabuleiros e sementes variadas para os jogos foram fornecidas pelas escolas.
A participação nas oficinas pelas turmas aconteceram de forma interativa e contextualizada através da orientação de Fabrício Souza e Giordano Toniazzo, que acompanharam o processo de organização, execução e desenvolvimento dos jogos propostos de acordo com o que a Base Nacional Comum Curricular define para aprendizagens essenciais. “Para pensar o ensino de História é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documentos capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram”, destaca a professora e coordenadora da Escola Dona Leopoldina, Vera Granville, que participou do circuito das oficinas nas escolas.
Museu teve Projeto financiado pelo Pró-Cultura RS - 21/11/2021
A Secretaria de Estado da Cultura, Turismo Esporte e Lazer apresenta:
Projeto "Difusão da memória social de Ijuí e região noroeste do Rio Grande do Sul: acesso eletrônico ao acervo fotográfico das atividades econômicas registradas no período 1900-1990".
A Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana juntamente com o Museu Antropológico Diretor Pestana, participaram do Edital Sedac nº 08/2016, do Concurso “Pró-cultura RS FAC dos Museus” e tiveram o Projeto "Difusão da memória social de Ijuí e região noroeste do Rio Grande do Sul: acesso eletrônico ao acervo fotográfico das atividades econômicas registradas no período 1900-1990", comtemplado, conforme publicação no Diário Oficial do Estado do dia 13 de junho de 2017.
O projeto no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) que será financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e do Prócultura RS FAC, tem como objetivo, realizar a digitalização do acervo fotográfico doado pela comunidade de Ijuí, custodiado pelo MADP, tendo como destaque os conjuntos de autoria da Família Beck e Eduardo Jaunsem.
Projeto Mecenato do MADP - uma ótima opção para o seu Imposto de Renda! 15/11/2021
Faça uma doação para os Projetos Culturais do Museu! A sua doação poderá ser deduzida do Imposto de Renda
A Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana juntamente com o Museu Antropológico Diretor Pestana, continua captando recursos para a execução do Projeto Revitalização do Sistema de Climatização do MADP. Até final do mês de dezembro de 2017, é possível doar para o Projeto.
Para contribuir basta destinar uma parcela do Imposto de Renda para o Museu. A Pessoa Física que optar pela declaração de renda, através do formulário completo, pode contribuir com até 6% do imposto devido, e a Pessoa Jurídica (lucro real) com até 4%.
Lembrando que a dedução do valor doado (levando em consideração os percentuais mencionados acima) será de 100%, uma vez que o projeto aprovado se enquadra no Art. 18 da Lei de Incentivo que autoriza esta dedução.
Participe! O valor de sua doação será aplicado na preservação da história e cultura de nossa cidade e região.
CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS DETALHES