“KAMÉ E KAIRÚ – TRAÇADO DA IDENTIDADE KAINGANG” 02/04/2015
No mês em que se comemora o dia do Índio, o Museu Antropológico Diretor Pestana realiza a exposição “KAMÉ E KAIRÚ – TRAÇADO DA IDENTIDADE KAINGANG”.
Atualmente o povo Kaingang, é um dos três povos indígenas mais numerosos que habita o Rio Grande do Sul e mesmo assim ainda existe muito preconceito.
A exposição é composta por uma mostra fotográfica que aborda o Povo Kaingang na contemporaneidade: sua mitologia, história, cultura material, problemas socioeconômicos e processos identitários.
São objetivos da exposição:
-Discutir a situação do Povo Kaingang no RS, sua trajetória histórica, cultural e problemas da atualidade.
-Reconhecer o Brasil como um país pluriétnico e pluricultural e, consequentemente, a diversidade étnica como parte da identidade coletiva e individual.
-Discutir o índio dentro do contexto da sociedade brasileira, sem, contudo, deixar de reconhecer e valorizar a identidade étnica específica de cada uma das sociedades indígenas.
-Identificar a presença indígena na formação socioespacial cultural urbana da região noroeste do RS.
-Reconhecer os costumes de itinerância do Povo Kaingang e a necessidade dos mesmos buscarem condições de sustentabilidade fora dos territórios de ocupação permanente (reservas indígenas).
As fotografias que compõem a mostra fotográfica foram produzidas pela produtora Soma, durante as filmagens do documentário Kamé e Kairu – Traçado da Identidade Kaingang, no ano de 2014.
A exposição poderá ser visitada até o dia 15 de maio de 2015, na Sala de Exposições Temporárias do MADP.
Durante a exposição será realizada exibição de vídeo, palestras e oficina de jogos.
Horário para visitação: 8h às 11h30min / 13h30min às 17h.
Horários diferenciados mediante agendamento prévio.
Telefone: (55) 3332-0257 / E-mail: madp@unijui.edu.br