Exposições Itinerantes

As exposições itinerantes do MADP tem por objetivo difundir para a comunidade regional exposições sobre temáticas relacionadas ao processo de formação social, econômico e cultural do noroeste do Rio Grande do Sul.

1 – Exposição “A Mulher e o câncer de mama no Brasil”

A exposição é uma adaptação da exposição virtual realizada pelo projeto “ História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas”, parceria INCA-COC/Fiocruz. Para facilitar o acesso a Coordenadoria da Mulher e o Museu Antropológico Diretor Pestana transformaram a Exposição do Inca em exposição física, composta de banners, para percorrer as diversas instituições que trabalham com a saúde da mulher. A exposição é composta de 31 banners impressos em lona de pvc, tamanho 90cmX90cm.

2 – Exposição Diversidade Urbana: a Cidade de Ijuí

A Exposição é constituída por fotografias e mapas, selecionados entre centenas de fotos do espaço urbano de Ijuí, captadas no decorrer dos anos e que hoje fazem parte do MADP, representando a diversidade presente no espaço urbano através de olhares de diversos fotógrafos. Curadoria de Bernadete Azambuja. A exposição é composta por 24 banners tamanho 100cm X 150cm; 8 banners tamanho 130cm X 170cm – mapas e fotos aéreas e quebra cabeças.

3 – Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Comunidades Indígenas no Noroeste do RS.

Curadores: Dulci Claudete Matte, Sandro Luckmann e Belair Aparecida Stefanello. A exposição é composta de painéis fotográficos 30 quadros de mdf e acrílico, tamanho 50cmX60cm ou 26 quadros de mdf e plástico transparente 60cmX80cm.

4 – Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Afro-brasileiros no Noroeste do RS.

Curadores: Leandro Daronco, Marcelo Ordesto e Belair Aparecida Stefanello. Composta por 35 banners de lona tamanho 100cm X 130cm.

5 – Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Imigração no Noroeste do Rio Grande do Sul.

Curadores: Jaeme Luis Callai e Belair Aparecida Stefanello. Composta por 40 fotografias e textos, tamanho 53cm X 63cm.

6 – Exposição Êxodos – Sebastião Salgado.

A Exposição Êxodos, foi organizada pela equipe do fotógrafo Sebastião Salgado, com o objetivo de destacar a história de pessoas que, pressionadas por circunstâncias políticas, sociais ou econômicas, deixaram para trás a sua terra natal e provocar reflexões, através do olhar humanista de Sebastião Salgado, sobre a situação de migrantes, refugiados ou exilados que tentam escapar da pobreza, da repressão ou da guerra. Composta por 58 quadros tamanho 54cmX74cm e 16 tamanho 28cmX38cm (recomendamos fazer seleção de acordo com interesse).

7 – Exposição Saberes e Sabores: Cana-de-Açúcar

Com o histórico desta cultura na região, processos envolvidos e produtos derivados por meio de registros fotográficos históricos e atuais. Composta por 23 quadros em pvc tamanho 50cmX60cm.

8 – Exposição Saberes e Sabores: Erva-mate

Com histórico sobre a planta, remontando aos primeiros habitantes desta região bem como os processos de fabricação antigos e atuais. Composta por 25 quadros em pvc, tamanho 50cmX60cm.